domingo, 3 de maio de 2015

GRAVIDEZ PRECOCE




A gravidez precoce é um risco tanto para a saúde da mãe quando para bebê. A adolescente cuja desenvolvimento ainda não é completo dificilmente conseguirá te uma boa gestação. A tendência é que seu filho nasça com baixo peso e, portanto, corra maior risco de mortalidade e esteja mais sujeito a doença infantil (morbidade).
Na opinião do médico Azor José de Lima ,titular de Pediatria da Universidade do rio (Uni-rio), o  ideal é  que,entre a primeira menstruação e a gravidez, haja um intervalo de 3 a 5 anos.
Nas classes mais pobres, segundo ele, esse intervalo raramente raramente é respeitado. Ele informou que , quanto melhor a condição alimentar e sócio-econômica da adolescente, mais precoce em média, é a menstruação. Numa  pesquisa entre adolescentes, ele constatou que metade das meninas de classe econômica alta menstrua pouco depois dos 11 anos enquanto que, entre as mais pobres,  metades só menstruou após os 14 anos. 
- Que menstruou aos 11, estará biologicamente preparada para a gestação a partir dos 14 ou 16.
Já nas classes pobres ocorre o contrário. Por menstruarem mais tarde, as jovens só  deveriam ter filhos após os 17 ou 19 anos, mas é comum engravidarem bem antes disso . E um círculo vicioso. Sem condições físicas de terem uma boa gestação, elas tendem a ter filhos prematuro e de baixo peso .


Nenhum comentário:

Postar um comentário